sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Terra de templos

***Antes de mais, aviso que escrevo num teclado indiano, sem acentos, e portato vou tentar escrever como no messenger, ou como tantos dos putos desta nova geracao assassina do portugues!
Sendo assim, o "ce cedilha" passa a "c", assim mesmo, sem direito a graduacoes de nivel, um "ce" normal, como qualquer outro, que a gente nao quer ca essas cenas de nobreza e povo..."ce" e "ce cedilha": irmaos da nova revolucao espiritual!!! Pronto, chega de baboseiras, vou escrever como calhar. Ah, e pra quem nao sabe, tambem nao ha "til", e vou escrever "eh" (do verbo ser) para diferencia-lo do e (conjuncao copulativa).
---------------------
Om Shanti! As imagens que se seguem podem ferir as susceptibilidades dos mais espiritualmente frageis... Acho que me converti! Estou encantada com esta religiao! Aqui estou eu, a entrada do templo de Vishnu, deus da manutencao do Universo, numa das muitas zonas rurais de Karnataka. Segundo as historias, Brahman cria o Universo, Vishnu mantem-no e Shiva destroi-o no fim de cada ciclo de 400 milhoes de anos. Vishnu sopra para dentro de uma concha que produz o som "om", mantendo assim o Universo em existencia. O simbolo eh este a frente do qual estou. Oooooommmmm!

Parte do templo fica dentro de um lago artificial de agua sagrada, onde as criancas brincam e os adultos purificam-se. No topo do templo podem ver varias representacoes dos deuses hindus, e em baixo, as criancas na agua.

Ao lado ficam os adultos, a meditar e a fumar cigarros, o que pelos vistos nao eh de todo mutualmente exclusivo...
Todos os deuses hindus tem uma montada, ou seja, um meio de transporte animal ou vegetal. No caso de Vishnu, essa montada eh Nandi, o deus touro (que eh, alias, a unica montada que foi promovida a deus--Nandi rocks!). Eh dos meus preferidos, juntamente com Ganesh, o deus elefante. Sim, pronto adooro animais, toda a gente ja sabe, e tal...

Em quase todos os templos ha uma zona com as divindades paleoliticas, aquelas cujas primeiras representacoes datam de varios milhares de anos antes de Cristo, e que se baseiam nos elementos: Indra eh o deus da agua, Igni o deus do fogo, e assim por diante. Alem destes, temos os deuses que representam os planetas do sistema solar e que deram origem aos nomes dos dias da semana em hindu (faz-me lembrar qualquer coisa...) Os deuses dos dias da semana sao colocados em circulo, de frente uns para os outros, em representacao da natureza ciclica do tempo. E ca estao eles:
E eh isso, fiquem em paz, Om Shanti!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fiéis

Sábios do templo