sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Medical center

Para além da diversão há o trabalho. Fomos a um medical center, que consiste num dia de ajuda médica aos desfavorecidos. A organização é da Meena, mulher do Krishna Byre Gowda, um dos prefeitos de Bangalore. Eles usam uma escola como base de operações, e lá recebem pessoas das aldeias mais próximas, e disponibilizam-lhes consultas de clínica geral, oftalmologia, medicina dentária, ginecologia, etc... Nós ficámos na parte da logística, recebendo as pessoas e apontando os seus dados, e na parte fotográfica, registando os momentos mais importantes do dia. Recebemos cerca de 700 pessoas, e vimos coisas impressionantes, como podem ver nas fotos abaixo. Por outro lado, tivemos a oportunidade de conviver de perto com uma realidade incrivelmente diferente da nossa... Outra experiência maravilhosa!

O melhor do dia, como quase sempre, acabam por ser as crianças, que ficam sideradas connosco, e só querem brincar, brincar e brincar. Aqui estão a Joana, a Dânia e a Ana, a jogarem ao "aônaônadê" indiano com algumas pitas.

Aqui temos um exemplo do que eu disse antes... Vimos coisas horripilantes, feitas por autênticos carniceiros nos slums indianos. Esta senhora partiu o braço e a solução de um desses charlatães foi inserir-lhe um ferro no braço, ferro esse que entretanto ficou metade fora da carne.

Eu e a Sofia acabámos por voltar a casa da Meena e do Krishna no dia seguinte, e passámos um dia na vida de um prefeito da Índia. Andámos com ele pelas aldeias, a inaugurar escolas, a entregar certificados e a passar por VIPs. Foi divertido e extremamente interessante, e no fim do dia fomos convidadas a comer com o casal, em casa dele. Comemos Ragi, uma bola castanho-acinzentada de comida, feita de cereais e que não se pode morder, pois é considerada sagrada... Mas era boooom! ( A Meena é a senhora que está por trás de nós, e a roupa indiana que temos vestida é toda dela. Ela achou melhor que não andássemos pelas aldeias com a nossa roupa ocidental e demasiado justa, e nós contentíssimas da vida por podermos usar um verdadeiro salwar kameez pela primeira vez.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fiéis

Sábios do templo